Joinville 10k - 07/11/2010

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Competição 07 - Balneário Night Run



No dia 13/11 participei da minha sétima competição neste ano. A Balneário Night Run, em Balneário Camboriú, na provad e 5km, disputada toda em areia.
Iniciei a prova com um pouco de receio, por não ter nenhum treino na areia. Resolvi segurar o ritmo nos primeiros quilometros para ver no que daria. Passei nos primeiros 3 km num ritmo até lento e resolvi aumentar um pouco o ritmo, quando passei no km 4 estava com 24 minutos, pace de 6 min/km, mas com gás sobrando, então resolvi apertar o passo e ultrapassei vários corredores na arrancada final, acho que uns 15 ou 20. Fechei o ultimo km em torno de 5 min, fechando a prova em 28:54.


RESUMO:

Distância: 5km
Tempo: 28:54
Pace: 5:47 min/km
Velocidade: 10,37 km/h
Colocação geral mesculino: 87/140
Colocação categoria 25/29: 20/30



Antes da prova

sábado, 20 de novembro de 2010

Competição 06 - Joinville 10k




Em 07/11 participei da minha sexta prova, a Joinville 10k, na prova de 5 km. A competição foi organizada pela 42k Assessoria Esportiva e pelo Joinville Garten Shopping. As grandes vantagens da prova foram o banheiro do shopping poder ser usado pelos competidores e tambem o estacionamento gratuito. O kit deixou um pouco a desejar, ainda mais por ter participação da Centauro e RBS, mas também não foi ruim, era composto por camiseta, numero do peito e squeeze.
Bom, mas vamos a prova. Dia 07/11, amanheceu com um sol pra cada corredor, o calor estava muito forte, sorte que o percurso era todo plano e eu ja tinha passado por ele de carro para verificar.
Dada a largada as 9:00 em ponto, parti num ritmo acelerado, acompanhando o pelotão de apressadinhos que começariam a quebrar antes do km 2. Minha ideia era manter um pace um pouco acima dos 5:30 para aguentar a prova.
Passei no km 1 com 5:23, e no km com outros 5:23, percebi que neste ritmo nao conseguiria chegar ao final da prova e entao resolvi marcar um corredor que ja vinha a minha frente a uns 500m, e imaginei que estava em 5:30, mais ou menos. Acompanhei o cara pelo km 3 e vi que o pace dele tava na faixa dos 5:40, encostei e mantive ao lado, mas percebi que no km 4 passamos proximo dos 6:00, entao resolvi deixá-lo pra trás e parti para o arranque final, terminei a prova com 27:55 de tempo liquido, com um pace médio de 5:34 quebrando em muito o meu melhor tempo em provas de 5km.
Fiquei muito feliz, com certeza o percurso plano e ruas largas ajudaram muito, mas tenho chances de bater esse tempo ainda em Curitiba e Balneário Camboriú esse ano.


RESUMO:

Distância: 5km
Tempo: 27:55
Pace: 5:34 min/km
Velocidade: 10,78 km/h
Colocação geral mesculino: 42/80
Colocação categoria 25/29: 9/14





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Competição 05: Circuito das Estações Adidas - primavera




Em 17/10/2010 eu participei da minha quinta competição, novamente em Curitiba, no Circuito das Estações Adidas 2010 - etapa Primavera.
Fiz uma boa preparação visando baixar dos 30 min, meu maior objetivo do ano. Mas a 10 dias da prova comecei a sentir um incomodo na garganta e a na semana anterior a prova uma inflamaçao enorme na garganta ameaçou até a participação na corrida. Passei a semana toda a base de anti inflamatórios, para tentar a recuperação, não treinei nada nos 10 dias que antecederam a prova, mas mesmo assim fui a Curitiba disposto a participar desde que não chovesse.
No dia da prova abriu um sol bonito e lá fomos para o local da largada. Percebi que desta vez tivemos algo proximo a 4.000 participantes, uns 75% a mais que a ultima edição. O povo da região está cada vez participando mais, quero só ver a etapa do verão, que só pelo calor já atrai mais participantes naturalmente. Com certeza vai fechar com sucesso o ano do Circuito em Curitiba.
Bom, mas vamos a prova. Busquei largar no pelotão correto para o meu pace, larguei no bolo que corre entre 27:30 2 32:30, fiquei mais pra trás, procurando não atrapalhar ninguem que tenha pace melhor que o meu.
A prova começou, aquele atropelo normal do inicio e pra minha surpresa, proximo ao km 1 notei que muita gente ja estava caminhando e ficando pra tras, mas tinham largado bem a frente, sem respeitar a divisão de paces. Meus primeiros 2km foram só desviando e ultrapassando essas pessoas que caminhavam no inicio da prova. Nada contra, até porque na minha primeira prova aconteceu a mesma coisa, caminhei uns 20% do percurso, mas larguei lá atras, conforme meu pace, pra não atrapalhar ninguém.
Cheguei no km 2, com um tempo em torno de 13:20, muito acima do que esperava, e já vi que seria impossível baixar dos 30 min. Nos 3km seguintes mantive um pace em torno de 5:50 min/km, dentro da minha meta, ainda me acostumando com o novo percurso para os 5km, cheio de subidas.
Terminei a prova com o tempo de 31:42, mais de 3 minutos a menos do que na corrida anterior, mas ainda quase 2 minutos acima da minha meta. Ficou pra próxima.

RESUMO:

Distância: 5km
Tempo: 31:42
Pace: 6:20 min/km
Velocidade: 9,46 km/h
Colocação geral masculino: 243/427
Colocação categoria 25/29: 53/80




Competição 04: Circuito dos Bairros - Jaraguá do Sul - 4,6km


A primeira oportunidade de disputar uma prova na minha cidade. Eu nao poderia deixar passar em branco. A Acorjs (Associação de Corredores de Jaraguá do Sul) foi quem organizou a prova e o circuito. Como minha referência de prova é uma competição organizada e promovida pela Adidas, certamente me decepcionei com a estrutura.
A estrutura foi montada em uma escola do bairro Ilha da Figueira, o que por sinal foi um ponto positivo, já que a escola dispunha de bebedouros e banheiros normais, e nao aqueles banheiros quimicos, que depois de meia hora de uso ja estao sujos e mal cheirosos.
Até este ponto, tudo dentro da normalidade, mas após a largada comecei a perceber a falta de organização, pois nos primeiros 500m os corredores estavam isolados do transito por cones e a partir dai, nos restou somente uma ciclovia. Os primeiros tinham o acompanhamento de um carro da Policia Militar e atrás do último corredor, um carro de apoio da Unimed fazia o acompanhamento. Para corredores do meio do bloco, restava disputar espaço com o trânsito, tendo inclusive que atravessar a rua por 3 ou 4 vezes ao menos.
O calor estava muito forte e o percurso de 4,6km não tinha nenhum ponto de hidratação, o que aliado ao trânsito, dava uma sensação de sede continua, pois a garganta secava com a poeira.
Resolvi marcar uns 3 ou 4 corredores que estavam no mesmo ritmo que eu, para tentar ultrapassá-los perto do final.
Faltando 1km pro fim da prova ultrapassei 2 corredoras e 1 corredor e parti atrás do ultimo que faltava dos quais eu estava marcando. Cheguei a ultrapassá-lo, mas nao consegui manter a frente e terminei uns 10 segundos atrás dele.
Meu tempo final me surpreendeu, pela primeira vez terminei dentro do meu "pace alvo", de 6:00 min/km, completando a prova em 27:32. Fiquei muito feliz com a evolução, que com certeza veio com os treinos mais constantes que eu vinha fazendo.
Esta foi minha quarta prova, tive outras 3 oportunidades de correr em Jaraguá do Sul, mas acabei por optar disputar outras provas, que são muito melhor organizadas e que considerei mais seguras.
Mas de qualquer forma, parabenizo a ACORJS pela iniciativa e em 28/11, vou disputar a etapa do Centro do circuito dos bairros, para prestigiar novamente a competição e valorizar e muito a iniciativa de organizar uma prova em nossa cidade.


RESUMO:

Distânica: 4,60 km
Tempo: 27:32
Pace: 5:59 min/km
Velocidade: 10,02 km/h
Colocação geral masculino: 40/42
Colocação categoria 25/29: 08/09

Competição 03: Circuito das Estações Adidas - Curitiba - 5k


Em 15/08 de 2010, disputei minha terceira prova, o Circuito das Estações Adidas, etapa inverno, nos 5 km.
Devido a preguiça que me acometeu nos meses de julho e agosto, não esperava um bom ritmo na prova, só queria mesmo completar a distância e tentar baixar o tempo em relação a prova de 25/04.
Fazia muito frio no dia da prova, mas muito mesmo, fomos ao local da largada com o termômetro marcando algo em torno de 4 graus. Era dificil se manter aquecido, eu resolvi focar em completar a prova dentro de um ritmo confortável para nao sofrer nenhuma lesão.
Desta vez, muito mais participantes em Curitiba, algo em torno de 2.200, acho que uns 50% a mais que a etapa do outono.
Como estou postando só agora, não lembro mais detalhes da prova, portanto vou só postar o resultado.
Cheguei com tempo liquido de 34:48, com pace abaixo dos 7:00 min/km, melhor do que eu esperava devido minha falta de treino. Cheguei exausto, mas muito feliz.
Desta vez nao fiquei em ultimo na minha categoria (25/29), consegui ficar em 51/60, com outro objetivo alcançado.
A partir desta prova consegui melhorar um pouco a motivação para me manter treinando e buscando meu objetivo maior que é completar essa distância em 5km.


RESUMO:

Distância: 5km
Tempo: 34:48
Pace: 6:58 min/km
Velocidade: 8,62 km/h
Colocação geral mesculino: 268/335
Colocação categoria 25/29: 51/60

Correndo em busca do tempo... Buscando tempo para postar...

Novamente abandonei o blog por um longo periodo. Na verdade, após a ultima postagem também deixei a corrida um pouco de lado. Diversas foram as razões, trabalho, inverno, frio, preguiça, enfim varios fatores que me levaram a desmotivação. Em julho e agosto deixei tudo praticamente de lado, voltando a retomar o ritmo em setembro e aumentando gradativamente até agora.
Os meus numeros de volume e intensidade estao bem abaixo do que poderiam, pois é dificil ter que recomeçar tudo depois de deixar de treinar por 10, 15 dia... Agora estou tentando manter um intervalo máximo de 4 dias sem treinar em qualquer ocasião, independente do motivo.
Vou detalhar nos próximos posts as provas que disputei nesse periodo de junho a novembro. Foi um total de 5 provas, com melhoras significativas de tempo.